Iguaba Grande
Conhecida como a princesinha da Região dos Lagos e com apenas 26 anos de emancipação político administrativa, Iguaba Grande é uma cidade com característica praiana e de cidade do interior e fica situada às margens da Lagoa de Araruama. Sua população conforme estimativas do IBGE em 2020, é de aproximadamente 28 mil habitantes. São aproximadamente 5 km de orla, além de duas praias em áreas preservadas, e o município ainda conta com sete Áreas de Preservação Ambiental (APA). A orla da lagoa, tem praias de águas mornas, próprias para a prática do kitesurf, windsurf e vela. Há ainda a prática da pesca esportiva e artesanal, de linha e rede, para captura de peixes e camarões. A Lagoa de Araruama, como é popularmente conhecida, é um importante criadouro do camarão-rosa. Chove pouco por lá e devido ao posicionamento geográfico da cidade, as chuvas acabam caindo na maior parte das vezes a noite, fazendo com que os dias sejam de muito sol e calor em todas as estações do ano.
Pontos Turísticos
-
Lagoa do Bulcão
O Espaço Ecológico Célia Barbosa da Silva, popularmente conhecido como Lagoa do Bulcão, é uma das opções de turismo da cidade. Ali o visitante pode contar com píer de pesca recreativa, quadra de bola, playground, espaço para caminhada, trilhas, área de food truck e trilha para o Monte das Oliveiras, espaço de oração que é frequentado por membros de Igrejas evangélicas do município.
Lagoa do Bulcão conhecido como Parque Ecológico Célia Barbosa da Silva
-
Horto Municipal
Localizado no Parque Natural Alípio Villanova Nascimento, o Horto Municipal ocupa uma área preservada de cerca de 186 mil metros quadrados de Mata Atlântica. O espaço tem uma diversidade de cerca de 200 espécies de plantas nativas, frutíferas e ornamentais, onde são distribuídas, de forma gratuita, mudas e sementes.
- Praia de Iguabinha
- Praia de Iguaba Grande