Macaé
Conhecida como "Princesinha do Atlântico" e, internacionalmente, como a “Capital do Petróleo”. Sua população é de aproximadamente 266 mil habitantes. Apesar do nome “Bacia de Campos”, é em Macaé que se situam as instalações da Petrobrás e as empresas do setor offshore, que até o ano de 2011, somavam em 276 indústrias. Da bacia são extraídos 80% do petróleo brasileiro e 47% da produção de gás natural do país, motivo este que levou a mídia e especialistas a conferir à cidade, o título de “Capital Nacional do Petróleo”. Macaé é conhecida como cidade de negócios, mas também oferece inúmeras opções de lazer, como as áreas preservadas no litoral e na serra, nas quais é possível praticar ecoturismo e turismo de aventura, com atividades como trekking e rafting. Possui um litoral com belas praias como a Praia do Pecado, Praia Campista e Praia dos Cavaleiros, sendo essa última um dos lugares mais badalados da cidade. Tem ainda a Lagoa de lmboassica com o pôr do sol mais belo do município, além de lindas paisagens e passeios de pedalinho; uma gastronomia diversificada com polo gastronômico. O município manteve o conceito A no Mapa do Turismo Brasileiro pela terceira vez consecutiva, em 2022. Formada pelos distritos de Cachoeiros de Macaé, Córrego do Ouro, Trapiche, Glicério, Frade e Sana, as serras macaenses oferecem opções para quem busca contato com a natureza, prática de ecoturismo e aventuras. Rios, quedas d’água, cachoeiras, e mirantes de tirar o fôlego.
Pontos Turísticos
-
Sana
Transformado em Área de Proteção Ambiental no ano de 2002, o distrito do Sana é o mais visitado da serra macaense. Possui uma variedade de atrativos naturais como cachoeiras e trilhas. Dentre as cachoeiras, a mais visitada é a do Escorrega que possui fácil acesso. Outra atração é o Pico do Peito do Pombo, uma formação rochosa que pode ser vista de diversos pontos. Possui esse nome porque dependendo do ponto vista se assemelha a figura. Para se chegar, são cerca de seis horas de caminhada que deve ser feita com a ajuda de guias locais e de lá avista-se todo o litoral de Macaé, Rio das Ostras, Barra de São João, Búzios e Cabo Frio.
Peito do Pombo, Sana, distrito de Macaé
-
Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba
Criado no ano de 1998, o parque é uma unidade de conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes, que tem como objetivo conservar e preservar, para fins científicos, educacionais, paisagísticos e recreativos, o seu belo, rico e ameaçado patrimônio natural. Com 44 quilômetros de costa e 18 lagoas costeiras, o PARNA Jurubatiba, como é conhecido, engloba as áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã e representa o trecho de restinga mais bem conservado de toda a costa fluminense.
Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba em Macaé
-
Lagoa de Imboassica
É uma grande lagoa natural com uma área de 5 km², chegando a fazer limite com o município vizinho de Rio das Ostras. Oferece bons ventos para a prática de kitesurf e de outros esportes náuticos. A Lagoa está ao lado da Praia do Pecado, com a quaI divide a orla urbanizada, que tem ciclovia e quiosques. Sua principal atração é o pôr do sol que já se tornou um clássico de Macaé.
Lagoa de Imboassica em Macaé
-
Parque do Arquipélago de Santana
Considerado um santuário ecológico, o Arquipélago de Santana é um Parque Municipal e Área de Preservação Ambiental (APA). Abriga gaivotas e algumas espécies de aves que migram da América do Norte no período do inverno. É formado pelas ilhas do Francês, Sant'Anna e Ilhote Sul. O local possui vestígio de civilização pré-histórica brasileira em ilha. A estimativa é que o arquipélago tenha 1.200 anos.
Arquipélago de Santana em Macaé