Quissamã

A história de Quissamã começa em meados do século XVII, quando as terras entre Macaé e o Cabo de São Tomé foram doadas por Martim de Sá aos chamados Sete Capitães, interessados na criação do gado. Chegando à região, os exploradores encontraram um escravo alforriado vivendo entre os índios. Indagado sobre como chegara ao local, ele respondeu que era da Nação Quissamã na África. Quissamã é uma palavra de origem Angolana e é uma cidade que fica a 80 km de Luanda na foz do Rio Kwanza. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, é de aproximadamente 25 mil habitantes. Localizada próximo à região sul da Lagoa Feia, as águas doces, mornas e escuras da Enseada do Tatu são uma de suas principais atrações. Nas margens a típica vegetação de restinga é ideal para campings. Surfistas costumam frequentar a Praia do Farol e a Barra do Furado, ambas no norte.

Pontos Turísticos

  • A Praia Barra do Furado é dona de uma beleza rústica. Com um mar verde transparente e com boas ondas, é procurada normalmente para esportes náuticos, principalmente surf, além de futebol e vôlei de praia. É bastante frequentada por moradores próximos, e em algumas épocas do ano são realizados campeonatos esportivos, atraindo muitos visitantes.

    Praia de Barra do Furado em Quissamã

  • A segunda maior lagoa de água doce do país, sendo a primeira a Lagoa dos Patos localizado no Rio Grande do Sul, a Lagoa Feia recebeu esse nome porque foi "descoberta" em um dia de tempestade quando suas águas revoltas assustaram os que lá chegaram. O local é muito procurado por visitantes e moradores da região.

    Lagoa Feia em Quissamã

  • Mais antiga casa de senhor de engenho ainda de pé na região do norte fluminense, a sede da Fazenda Mato de Pipa foi o centro ao redor do qual cresceu o povoamento que se tornaria o município de Quissamã. Erguida entre 1777 e 1782 por Manuel Carneiro da Silva, a propriedade foi visitada pelo Imperador Dom Pedro II, no século XIX.

    Casa Mato de Pipa em Quissamã

  • Localizada no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, a Praia do Visgueiro é uma praia de restinga com areias brancas em seus dois quilômetros de extensão. Nela, a fauna diversificada é composta por lagartos, mariscos e caranguejos. Os moradores do local são, em sua maioria, pescadores Que tiram seu sustento da pesca feita com rede e linha.

    Praia do Visgueiro em Quissamã

  • Criado por Decreto Federal em abril de 1998, o Parque de Jurubatiba é um dos maiores tesouros ambientais do país e é a única área de preservação dedicada à vegetação de restinga. Jurubatiba é uma Unidade de Conservação Federal que tem como objetivo preservar o patrimônio natural. O parque possui 44 km de praias, 14.860 hectares de restinga, com 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico. Ele abrange os municípios de Carapebus, Macaé e Quissamã.

    Parque Nacional de Jurubatiba em Quissamã

  • Construída em 1858, a Fazenda São Miguel foi a primeira residência do barão e visconde de Quissamã. Sua arquitetura típica representante do ciclo da cana de açúcar, é rodeada por palmeiras e eucaliptos.

    Fazenda São Miguel em Quissamã